INICIAÇÃO DOCENTE E CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Rodrigo Caetano Ribeiro
  • Dijnane Vedovatto

Resumo

Este artigo é parte de uma pesquisa de mestrado, que buscou investigar os processos de iniciação docente de futuros professores de Educação Física no contexto do estágio. Objetivamos nesse recorte, estabelecer relações entre a iniciação docente de futuros professores de Educação Física, na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado 1 e o processo de constituição da identidade profissional. A pesquisa foi realizada com 18 estagiários do curso de licenciatura em Educação Física, tendo como fonte de coleta de dados, os questionários, entrevistas e análise dos relatórios de estágio. Com base na análise dos dados coletados, averiguamos que as experiências nesse processo formativo se configuraram para o futuro professor, como o início de uma transição, da condição de estudante para professor, num processo de construção da identidade profissional docente.

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Como Citar

RIBEIRO, Rodrigo Caetano; VEDOVATTO, Dijnane. INICIAÇÃO DOCENTE E CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Revista Fórum Identidades, Itabaiana-SE, n. 1, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/forumidentidades/article/view/11580. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático 1: Construções identitárias na educação e na literatura