EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: UMA REFLEXÃO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

  • Vilma Aparecida de Pinho
  • Fábio Coelho Pinto

Resumo

A pesquisa tem o objetivo de analisar as práticas pedagógicas na EMEF Achilles Ranieri situada na comunidade quilombola do Matias, município de Cametá-PA. A discussão sobre negritudes, como dimensão epistêmica, aponta a possibilidade de construir instrumentos e elementos para a afirmação da identidade do sujeito negro, considerando a história, memórias, culturas e saberes de seus ancestrais, bem como o contexto social hoje vivido por eles. Por meio da abordagem qualitativa trabalhamos com análise documental, observação e entrevista durante os períodos letivos no ano de 2019. Nossas conclusões apontam a prática pedagógica no contexto escolar quilombola como necessária para o fortalecimento da educação para as relações étnico-raciais, de modo que o conhecimento tecnológico-científico tenha relevância, mas que leve em consideração a história e realidade dos sujeitos quilombolas.

Publicado
2020-04-26
Seção
Dossiê: PROCESSOS DECOLONIAIS EM TERRITÓRIOS INDÍGENAS E AFRODESCENDENTES