FÁTIMA TRINCHÃO: CANTANDO A ÁFRICA E RESSIGNIFICANDO A DIÁSPORA

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Resumo

O presente trabalho aborda a escrita afro-feminina de Fátima Trinchão, mostrando como nos poemas desta poeta ancestralidade africana e a ideia de África-mãe se entrecruzam. Objetiva-se, com isso, analisar de que maneira a poeta Fátima Trinchão cultua os laços ancestrais com os antepassados d’África e investigar em que medida a sua poética subverte a imagem negativa sobre o continente africano. Nesse sentido, buscando visibilizar a produção literária desta poeta baiana, cuja trajetória se inicia no século XX, com base em autores como Duarte (2009), Dalcastagnè (2007), Santiago (2010) A. Hampaté Bâ (2010), realizamos um estudo de caráter bibliográfico que possibilitou perceber a potência criativa da literatura afro-feminina.

Palavras-chave: Literatura afro-feminina. Fátima Trinchão. Ancestralidade. Mãe-África.

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Biografia do Autor

Joelia de Jesus Santos, Universidade Federal da Bahia - UFBA / Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura, da Universidade Federal da Bahia (UFBA); Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural, da Universidade do Estado da Bahia (Pós-Crítica/UNEB), tendo defendido, em março de 2020, a dissertação intitulada Escritoras negras baianas: produção literária e mercado editorial.

Jailma dos Santos Pedreira Moreira, Universidade Estadual da Bahia - UNEB

Docente do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural, da Universidade Estadual da Bahia (Pós-Crítica/UNEB).

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Publicado

2020-09-15

Como Citar

SANTOS, Joelia de Jesus; MOREIRA, Jailma dos Santos Pedreira. FÁTIMA TRINCHÃO: CANTANDO A ÁFRICA E RESSIGNIFICANDO A DIÁSPORA. Revista Fórum Identidades, Itabaiana-SE, v. 31, n. 1, p. 27–45, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/forumidentidades/article/view/14797. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Questões étnico-raciais e de gênero: Literatura e Educação

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