TRAUMA COLONIAL, CURA, REINVENÇÃO DA VIDA: NARRATIVAS AFRO-AMERICANAS E AMERÍNDIAS NA LITERATURA ESTADUNIDENSE CONTEMPORÂNEA

Autores

  • Tiago Silva Instituto Federal de Sergipe - IFS/Estância

Resumo

Partindo da ideia de metacomentário de Jameson (1992), o presente ensaio visa a discutir a ficcionalização da história e a politização da experiência de sujeitos marginalizados, historicamente apagados da narrativa histórica oficial, como estratégia de revisão da grande narrativa de formação estadunidense e de ressignificação da participação de sujeitos negros e ameríndios nesse processo. Tomou-se como corpus os seguintes romances: The color purple (1982), de Alice Walker; Beloved (1987) e Home (2012), de Toni Morrison; Mean Spirit (1990), de Linda Hogan, e Ceremony (1977), de Leslie Marmon Silko, aqui compreendidos como metacomentários, que retomam a versão oficial da história para preencher suas lacunas e reescrevê-la a partir de novos focos narrativos, mais inclusivos e polifônicos, que legitimam a perspectiva de sujeitos subalternizados, propondo um (des)recalcamento da violência colonial, como ponto de mutação e de empoderamento, um resgate de culturas e práticas ancestrais como forma de curar-se da colonialidade e como plataforma política de resistência ao processo de ocidentalização da América.

Palavras-chave: Metacomentário. Narrar o trauma. Politização da experiência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Silva, Instituto Federal de Sergipe - IFS/Estância

Pós-doutorando no PPGL/UFS, professor de Inglês do Instituto Federal de Sergipe, Campus Estância (IFS). Doutor em Letras, Teoria da Literatura, pelo PPGL/UFPE (2018). Pesquisador associado ao Grupo de Estudos de Literatura e Crítica Contemporâneas (GELCCO), UEPB/UFCG, e ao Grupo de Pesquisa em Estudos de Texto, Leitura e Linguagem (GETELL), do IFS.

Referências

COTÉ, J.F. Le renouveau du grand récit des Amériques: Polyphonie de l’identité culturelle dans le contexte de la continentalisation. Em: CUCCIOLETTA, D.; COTÉ, J.F.; LESEMANN, F. (Orgs.) Le renouveau du grand récit des Amériques: Polyphonie de l’identité culturelle dans le contexte de la continentalisation. Sainte-Foy, Les Presses de l’Université Laval/Les Éditions de l’IQRC, 2001, p. 9-40.

HALL, S. Cultura e Representação. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio: Apicuri, 2016.

HOGAN, L. Mean Spirit. Nova Iorque: Ivy Books, 1990.

HOLLANDA, H. B. O Inconsciente Político - Jameson. (s./d.) Disponível em: http://www.heloisabuarquedehollanda.com.br/o-inconsciente-politico-jameson/ Acesso em 16 de janeiro de 2016.

JAMESON, F. O Inconsciente Político: a narrativa como ato socialmente simbólico. São Paulo: Editora Ática, 1992.

MORRISON, T. Beloved. Nova Iorque: Vintage International, 2004.

MORRISON, T. Home. Nova Iorque: Knopf, 2012.

CORNEJO-POLAR, A. O condor voa: Literatura e Cultura Latino-Americanas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 200.

QUIJANO, A. Colonialidade do poder, Eurocentrismo e América Latina. In: A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: Clacso, 2005.

SILKO, L. M. Ceremony. Nova Iorque: The Viking Press, 2006.

WALKER, A. The Color Purple. Nova Iorque: First Harvest Editions, 2003.

WALTER, R. Rosto Colado: A dança fronteiriça do contraditório Processo de Significação nos Estados Unidos. Em: Oliveira, Marcos Guedes de. (org). Brasil e EUA no Novo Milênio. Recife: EDUFPE, 2004, p. 209-231.

Publicado

2020-09-15

Como Citar

SILVA, Tiago. TRAUMA COLONIAL, CURA, REINVENÇÃO DA VIDA: NARRATIVAS AFRO-AMERICANAS E AMERÍNDIAS NA LITERATURA ESTADUNIDENSE CONTEMPORÂNEA. Revista Fórum Identidades, Itabaiana-SE, v. 31, n. 1, p. 47–59, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/forumidentidades/article/view/14798. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Questões étnico-raciais e de gênero: Literatura e Educação