QUE CORPO É ESSE NA LITERATURA CONTEMPORÂNEA ESCRITA POR MULHERES?

Resumo

O objetivo deste artigo é, a partir de uma tipologia de corpos elencada por Elódia Xavier em Que corpo é este? O corpo no imaginário feminino (2007; 2021, 2ª edição), propor uma leitura transversal entre as categorias por ela apresentadas no que se refere ao corpo na literatura de autoria feminina contemporânea. O corpus escolhido é composto por: “Pomba enamorada ou Uma história de amor”, de Lygia Fagundes Telles, em que a protagonista apresenta-se ao mesmo tempo como um corpo disciplinado e imobilizado; “Bom partido”, de Lorena Otero, em que há um corpo refletido ao início que caminha para se tornar um corpo liberado; e, por fim, A ponta do silêncio, de Valesca de Assis, em que o corpo envelhecido torna-se um corpo violento com vistas a tornar-se, ainda, um corpo liberado. Os resultados apontam para a multiplicidade de representações do corpo feminino na literatura escrita por mulheres.

Palavras-chave: Corpo feminino. Literatura de autoria feminina. Literatura brasileira.

Biografia do Autor

Maria do Rosário A. Pereira, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET/MG

Doutora em Letras – Estudos Literários pela UFMG; professora dos cursos técnicos e de graduação em Letras no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET-MG, e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Viçosa - UFV. ResearcherID: AAV-2536-2020.

Referências

ANCHIETA, Isabelle. Imagens da mulher no Ocidente moderno 3: Stars de Hollywood. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2019.

ASSIS, Valesca de. A ponta do silêncio. Porto Alegre: Besouro Box, 2016.

BEAUVOIR, Simone de. A velhice. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2018.

DALCASTAGNÈ, Regina. A personagem do romance brasileiro contemporâneo: 1990-2004. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, Brasília, n. 26, p. 13-71, jul.-dez. 2005.

LAURETIS, Teresa de. A tecnologia de gênero. In: HOLANDA, Heloisa Buarque de (Org.). Pensamento feminista: conceitos fundamentais. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2019.

OTERO, Lorena. Osso de baleia. Belo Horizonte: Quintal Edições, 2019.

PEREIRA, Maria do Rosário Alves. Corpo feminino e envelhecimento na obra de Lygia Fagundes Telles. Revista Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, Brasília, n. 56, p. 1-9, 2019.

TELLES, Lygia Fagundes. Pomba enamorada ou uma história de amor. In: TELLES, Lygia Fagundes. Seminário dos ratos. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.

XAVIER, Elódia. Que corpo é esse? O corpo no imaginário feminino. Florianópolis: Editora Mulheres, 2007.

XAVIER, Elódia. Que corpo é esse? O corpo no imaginário feminino. 2. ed. Rio de Janeiro: Oficina Raquel, 2021.

WOLF, Naomi. O mito da beleza: como as imagens de beleza são usadas contra as mulheres. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2018.

Publicado
2021-04-16
Seção
Literatura contra a opressão de gênero