GÊNERO E SEXUALIDADE NOS CURRÍCULOS DE PEDAGOGIA DO PARANÁ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47250/forident.v33n1.p113-128

Resumo

Temos como objetivo analisar como as universidades públicas paranaenses vêm dando espaço para as discussões sobre gênero e sexualidade em seus currículos de Pedagogia. Para isso, realizamos inicialmente uma pesquisa documental nos Projetos Políticos Pedagógicos disponibilizados nos sites das respectivas universidades. Em seguida, articulamos os resultados às discussões teóricas propostas por autores renomados que tratam sobre o conceito de gênero e sexualidade e como eles se articulam no espaço da formação docente. Os resultados revelaram que de um total de 18 cursos de Pedagogia ofertados em universidades públicas do estado, apenas 01 possui um componente curricular específico e obrigatório para as discussões de gênero e sexualidade. Nos demais, a temática é atrelada a outras discussões ou sequer aparecem no currículo.

Palavras-chave: Componentes Curriculares. Gênero e Sexualidade. Formação Docente.

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Biografia do Autor

Adrielen Amancio da Silva, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Londrina (UEL, bolsista Capes. Graduada em Pedagogia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Integrante dos Grupos de Pesquisa: Currículo, Formação e Trabalho Docente e Gênero, Currículo e Educação. Researcher id: ABD-5404-2020.

João Fernando de Araújo, Universidade do Estado de Londrina - UEL

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Graduado em Letras Português-Inglês pela Universidade Estadual do Paraná (UENP), Campus Jacarezinho. Graduado em Pedagogia pela Faculdade de Educação, Administração e Tecnologia de Ibaiti (FEATI/UNIESP). Integrante dos Grupos de Pesquisa: Currículo, Formação e Trabalho Docente e Gênero, Currículo e Educação. Researcher id: ABD-5539-2020.

Adriana Regina de Jesus, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutora e Pós-doutora em Educação. Docente do curso de Pedagogia e da Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEL. Avaliadora da Educação Superior - MEC-INEP. Líder dos Grupos de Pesquisa: Currículo, Formação e Trabalho Docente e Gênero, Currículo e Educação. Researcher id: ABC-2541-2020.

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Publicado

2021-04-16

Como Citar

SILVA, Adrielen Amancio da; ARAÚJO, João Fernando de; JESUS, Adriana Regina de. GÊNERO E SEXUALIDADE NOS CURRÍCULOS DE PEDAGOGIA DO PARANÁ. Revista Fórum Identidades, Itabaiana-SE, v. 33, n. 1, p. 113–128, 2021. DOI: 10.47250/forident.v33n1.p113-128. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/forumidentidades/article/view/15499. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

SEÇÃO LIVRE