THE IDENTIDADE INTERCULTURAL E AS POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM EDUCACIONAL DIALÓGICA

Resumo

O presente artigo tem como foco de análise as múltiplas aprendizagens em contextos educativos, considerando os aportes da interculturalidade e da identidade intercultural como possibilidade para o diálogo entre e no interior das diferentes culturas, etnias e povos. A partir das vivências de crianças angolanas, identificamos os fatores transformadores e os fatores excludentes para um processo educativo à favor da diversidade cultural, racial, étnica, de modos de viver, pensar e a constituição das identidades livres e plurais, dentro do quadro de referência da metodologia comunicativa. A perspectiva intercultural se coloca como uma saída dentro das perspectivas duais, proporcionando aprendizagens, diálogos, vivências e ações mais dialógicas entre as crianças angolanas de diferentes etnias e fornece subsídios para uma educação intercultural na escola brasileira.

Palavras-chave: Identidade. Interculturalidade. Igualdade de diferenças. Aprendizagens. Angola.

Biografia do Autor

Marciele Nazaré Coelho, Instituto Superior de Ciências Sociais e Relações Internacionais - CIS/Angola

Professora Associada no Instituto Superior de Ciências Sociais e Relações Internacionais (CIS - Angola) e Pesquisadora do Centro de Estudos Africanos (CEACIS). Pedagoga e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

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Publicado
2021-04-16
Seção
SEÇÃO LIVRE