LETRAMENTO LITERÁRIO PARA SURDOS: UMA PROPOSTA DE APLICABILIDADE COM POESIA SURDA

Palavras-chave: Letramento literário, Literatura Surda e poesia

Resumo

Buscando oportunizar às crianças surdas esse direito que Candido considera fundamental, neste artigo temos como objetivo apresentar ao leitor o conceito de literatura surda, letramento literário e desenvolver uma proposta de letramento literário para ser aplicado em sala de aula aos alunos surdos. Consideramos, a título do estudo, alunos surdos do nono ano do ensino fundamental 2, em uma escola bilíngue, ou seja, na qual a língua de sinais é a língua de instrução. Usaremos um poema em língua de sinais, cujo título é Mudinho, do autor Edvaldo Santos, mais conhecido como Edinho poesia.

Biografia do Autor

Taísa Aparecida Carvalho Sales, Universidade Federal de Goiás – UFG

Docente do Departamento de Letras: Libras e Tradução da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás – UFG. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Letras, na área de concentração Linguagem e Sociedade, na linha de pesquisa: Literatura, memória, cultura e ensino da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste (2021-2025). Membra do Grupo de Pesquisa Poéticas do Imaginário e Memória na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE/Campus de Cascavel. Membra do grupo de pesquisa Literatura em Estudos Transdisciplinares e Residuais, da Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Membra do grupo de pesquisa Relações de gênero, poder e violência em literaturas de língua portuguesa - UFAM.

Clarice Lottermann, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Professora Sênior da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, atua no Programa de Pós-Graduação em Letras. Doutora em Estudos literários pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Membro do grupo de pesquisa Confluências da Ficção, História e Memória na Literatura e nas Diversas Linguagens e do GT Leitura e Literatura Infantil e Juvenil, da ANPOLL.

Referências

BATISTA, Guilherme Martins. O que é o slam do corpo?. 2017. (2 min. 54s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=yjp1TWEl0q0.

COMPAGNON, Antoine. O demônio da teoria: literatura e senso comum. Tradução de Cleonice Paes Barreto Mourão e Consuelo Fortes Santiago. 2. ed. Belo Horizonte: UFMG, 2010.

COMPAGNON, Antoine. Literatura para quê? Tradução de Laura Taddei Brandini. Belo Horizonte: UFMG, 2009.

COSSON, Rildo. Letramento literário teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2016.

COUTO, Cléber. Casal feliz. Ilustrações: Cleber Couto. Belém-Pará, 2010.

D’ALVA, Roberta Estrela. Um microfone na mão e uma ideia na cabeça – o poetry slam entra em cena. In: Synergies Brèsil. n. 9. 2011. Pg. 119-126.

ESPÍNDOLA, Amarildo João; PISSINATTI, Larissa Gotti; SILVA, Elielza Reis da. Curupira surdo. Ilustrações: Suzana Souza Frota Alcântara e Leila Silva de Sena. Porto Velho: AICSA, 2016.

HESSEL, Carolina; KARNOPP, Lodenir; ROSA, Fabiano. Rapunzel surda. Ilustrações: Carolina Hessel. Canoas: ULBRA, 2003a.

HESSEL, Carolina; KARNOPP, Lodenir; ROSA, Fabiano. Cinderela surda. Ilustrações: Carolina Hessel. Canoas: ULBRAS, 2003b.

KARNOPP, Lodenir Becker. Produções culturais dos Surdos: análise da literatura surda. In: Cadernos de Educação. Pelotas, maio/agosto 2010, p. 144-177. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/view/1605/1488. Acesso em: 10 jul. 2020.

KARNOPP, Lodenir Becker. Literatura Surda. In: Educação Temática Digital. v. 7, n. 2, junho/2006, p. 98-109. Disponível em: https://www.ssoar.info/ssoar/bitstream/handle/document/10162/ssoar-etd-2006-2-karnopp-literatura_surda.pdf?sequence=1&isAllowed=y&lnkname=ssoar-etd-2006-2-karnopp-literatura_surda.pdf. Acesso em: 10 jul. 2020.

LIMA, Marisa Dias. Libras (L1) como instrumento facilitador no processo de ensino aprendizagem da língua portuguesa (l2). Disponível em: http://www.ileel.ufu.br/anaisdosielp/wp-content/uploads/2014/11/824.pdf. Acesso em 10 jul. 2021.

MONTEIRO, Tayana. Negrinho e Solimões. Ilustrações: Sérgio Barbosa Lopes Júnior. Manaus: BK editora, 2014.

MOURA, Maynara Costa de Campos. Das bocas às mãos mexedeiras: marcas culturais e identitárias na literatura surda. Trabalho de conclusão de curso (TCC). Universidade do Estado da Bahia. Jacobina, BA – 2018.

MORGADO, Marta. Literatura em Língua Gestual. In: KARNOPP, Lodenir; KLEIN, Madalena; LAZZARIN, Márica Lise Lunardi (Orgs.). Cultura surda na contemporaneidade: negociações, intercorrências e provocações. Canoas: ULBRA, 2011, p. 151-171

MOURÃO, Cláudio Henrique Nunes. Literatura surda: produções culturais dos surdos em língua de sinais. In: KARNOPP, Lodenir; KLEIN, Madalena; LAZZARIN, Márica Lise Lunardi (Org.). Cultura surda na contemporaneidade: negociações, intercorrências e provocações. Canoas: ULBRA, 2011, p. 71–89.

MOURÃO, Cláudio Henrique Nunes. Literatura surda: produções culturais de surdos em língua de sinais. Porto Alegre: UFRGS, 2011. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/32311. Acesso em: 10 jul.2020.

MOURÃO, Cláudio Henrique Nunes. Literatura surda: experiência das mãos literárias. Porto Alegre: UFRGS, 2016. Tese (Programa de Pós-Graduação em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/151708. Acesso em: 10 jul.2020

PISSINATTI, Larissa Gotti. A literatura surda na sala de aula e a formação da consciência de si. 2020. Tese. Universidade Estadual de Maringá, Maringá-PR,2020.

SANTOS, Natielly de Jesus. O Slam do Corpo e a representações da poesia surda. In: Revista de Ciências Humanas. v. 18, n. 02, jul./dez. 2018.

SEGALA, Rimar. Tradução Intermodal e Intersemiótica/Interlingual: Português brasileiro escrito para Língua Brasileira de Sinais. 2010. Dissertação (Mestrado em Estudos da Tradução). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis-SC, 2010

STAM, Robert. Teoria e prática da adaptação: da fidelidade à intertextualidade. In: Revista Ilha do Desterro. A Journal of English Language, Literatures in English and Cultural Studies, América do Sul, 2009.

SUTTON-SPENCE, Rachel. Literatura em Libras. Editora Arara Azul, Petrópolis – RJ, 2021.

Publicado
2021-10-27
Seção
Letramentos literários