LITERATURA EM MOVIMENTO E A (TRANS)FORMAÇÃO DE LEITORES/AS

Palavras-chave: Literatura em movimento, Tecnologia digital, Leitor-autor

Resumo

Este artigo aborda a mudança nas práticas de letramentos literários na Educação Básica com o crescente uso das tecnologias digitais, através das quais, o estudante se desprende da condição de leitor e torna-se leitor-autor. Assim, o objetivo é discutir a literatura em movimento como influência do uso das tecnologias digitais para a (trans)formação de leitores(as). A princípio, diálogos com Deleuze (2009), Derrida (2014) e Barthes (1987; 2004) para requisitos da intersemiose e a teoria desconstrutivista. Com abordagem qualitativa, vídeos curtos com a literatura que se desmontam nos espaços virtuais e oficinas de leituras serão utilizados. Espera-se que este artigo possa contribuir para ressignificação e afirmação de novos (as) leitores(as).

Biografia do Autor

Elisabeth Silva de Almeida Amorim, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Crítica Cultural (UNEB). Grupo de pesquisa Lingua(gem) e Crítica Cultural (UNEB). Orientanda do professor Dr. Roberto Henrique Seidel. Bolsista CAPES.

Referências

AMORIM, Elisabeth Silva de Almeida. Desmontagem literária na educação básica: modos de criar, modos de combater e anular dispositivos de poder. Dissertação de mestrado em Crítica Cultural. Alagoinhas: Universidade do Estado da Bahia/ Campus II. 2014.

AMORIM, Elisabeth Silva de Almeida. A transvaloração do signo ensino da literatura em rede. quem é o autor? Anais VII CONEDU - Edição online - Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/67858. Acesso em: 28/07/2021 17:28.

ARENA, Adriana Pastorello Buim. Leitor-autor: o sujeito construtor de sentido. Artigo. In: Revista da Educação PUC/ Campinas, n. 26, p. 19-28, jan/jun. 2009.

BARTHES, Roland. O prazer do texto. São Paulo: Editora Perspectiva, 1987.

BARTHES, Roland. Aula: aula inaugural da cadeira de semiologia literária do Colégio de França. Trad. Leyla Perrone - Moisés. São Paulo: Cultrix. Pronunciada em 7 de janeiro de 1997. 2001.

BARTHES, Roland. O rumor da língua. Prefácio de Leyla Perrone - Moisés. Trad. Mário Laranjeira, 2 ed., São Paulo: Martins Fontes, 2004.

BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 1994. p. 197-221.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: arte de fazer. 3ed. Trad. Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis: Vozes, 1998.

DELEUZE, Gilles. Cinema I: imagem-movimento. São Paulo: Brasiliense, 1985

DELEUZE, Gilles. Cinema 2: imagem- tempo. São Paulo: Brasiliense, 2009.

DERRIDA, Jacques. Essa estranha instituição chamada literatura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.

EAGLETON, Terry. Introdução: O que é literatura? In: EAGLETON. Terry. Teoria da literatura: uma introdução. Tradução Waltensir Dutra (revisão da tradução, João Azenha), 6 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

FOUCAULT, Michel. O que é o autor? In: FOUCAULT, Michel. O que é o autor? Tradução de Antônio Fernando Cascais e Edmundo Cordeiro. Lisboa: Vega, 1992. p. 29-87.

NIETZSCHE, F. W. Vontade de potência I. Tradução de Antônio Carlos Braga e Ciro Mioranza. São Paulo: Escala, 2010.

OLIVEIRA, Luiz Eduardo. O ensino de literatura e a identidade nacional: o caso brasileiro. In: SANTOS, Josalba Fabiana dos; OLIVEIRA, Luiz Eduardo(Org.). Literatura e Ensino. Maceió: EDUFAL, 2008, p. 27-42.

OLIVEIRA, Luiz Eduardo. O Alvará de 1759 e os professores de retórica: primórdios do Ensino da Literatura no Brasil. In: I Seminário de História do Ensino de Línguas, 2009. São Cristóvão. Anais do Seminário de História do Estudo das Línguas, 2009. v. 1, p. 1-13.

OLIVEIRA, Maria Olívia de Matos; PESCE, Lucila (Org.) Educação e cultura midiática. v.1 Salvador: EDUNEB, 2012.

PEREZ, Tereza. (Org.) BNCC: a Base Nacional Comum Curricular na prática da gestão escolar e pedagógica. São Paulo: Editora Moderna, 2018.

RECANTO DAS LETRAS, Site. Um Pequeno Aprendiz et al. In: Autores. Disponível em: https://www.recantodasletras.com.br/autores.php. Acesso em 20 de set. 2021.

SANTOS, Osmar Moreira dos. A luta desarmada dos subalternos (online) Belo Horizonte: UFMG, 2016.

SEIDEL, Roberto Henrique. A materialidade do texto na contemporaneidade: deslendo os conceitos de autor, leitor e obra. Comunicação oral, II Simpósio de desleituras em série. Jacobina: Universidade do Estado da Bahia, apresentação em 17 de maio de 2017.

Publicado
2021-10-27
Seção
Letramentos literários