A DISCIPLINA DO CORPO FEMININO EM “SENHOR DIRETOR”, DE LYGIA FAGUNDES TELLES

Autores

  • Rafaela Felex Diniz Gomes Monteiro de Farias A DISCIPLINA DO CORPO FEMININO EM “SENHOR DIRETOR”, DE LYGIA FAGUNDES TELLES

Resumo

Este trabalho analisa a construção da identidade da personagem Maria Emília no conto Senhor Diretor (1977) de Lygia Fagundes Telles, escritora que não perde de vista as mudanças socioculturais do seu tempo. No conto Maria Emília é moralista e possuidora de um discurso disciplinante muito rígido. Em oposição a tal comportamento, o universo cultural reproduz uma construção identitária liberada e sexualizada. Diante desses opostos, investiga-se como o corpo disciplinado de Maria Emília contar diz os valores dominantes da sociedade patriarcal. Para isso, aplicam-se conceitos de estudos de gênero e identidades numa perspectiva feminista e literária. As ideias de Foucault são relevantes para uma análise da formação da identidade e construção de novos conceitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

FARIAS, Rafaela Felex Diniz Gomes Monteiro de. A DISCIPLINA DO CORPO FEMININO EM “SENHOR DIRETOR”, DE LYGIA FAGUNDES TELLES. Revista Fórum Identidades, Itabaiana-SE, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/forumidentidades/article/view/1732. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: EDUCAÇÃO E IDENTIDADES