DO ENSINO BÁSICO AO ENSINO PÚBLICO SUPERIOR: DISTORÇÕES SOCIAIS E ÉTNICO-RACIAIS EM SERGIPE

Autores

  • Frank Marcon

Resumo

As reflexões que realizo aqui são fruto de pesquisas realizadas no âmbito da elaboração da proposta do recentemente aprovado Programa de Ações Afirmativas para Universidade Federal de Sergipe. A reflexão que segue teve contribuições de muitos dos colegas que compõe o grupo PAAF/UFS e que pensou a referida proposta. O que apresento é a parte que me coube na pesquisa sobre dados educacionais de Sergipe, que se encontram a disposição em diferentes instituições de levantamento de dados deste tipo, como IBGE e INEP. Portanto, além de reunilos e tabulá-los num formato adequado para percepção das distorções sociais e étnico raciais na escolarização do estado, realizo uma análise que busca visualizar quantitativamente os aspectos desproporcionais de perfis entre aqueles que concluem o Ensino Básico, principalmente público, e aqueles que ingressam na única Universidade Pública do estado, a UFS, sem perder de vista as possibilidades de análises qualitativas, principalmente aquelas pautadas pelos critérios subjetivos de caracterização e identificação étnico-racial.

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Como Citar

MARCON, Frank. DO ENSINO BÁSICO AO ENSINO PÚBLICO SUPERIOR: DISTORÇÕES SOCIAIS E ÉTNICO-RACIAIS EM SERGIPE. Revista Fórum Identidades, Itabaiana-SE, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/forumidentidades/article/view/1741. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

DISCUSSÕES EM TORNOS DAS IDENTIDADES ÉTNICO-RACIAIS E INDÍGENAS NA EDUCAÇÃO