EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: UM ESTUDO EM UM CONTEXTO INDÍGENA

  • Jailda Evangelista do Nascimento Carvalho
  • Jânio Ribeiro dos Santos
  • Edinéia Tavares Lopes

Resumo

Este trabalho reporta-se a uma pesquisa em andamento no Curso de Especialização em Metodologia de Ensino para Educação Básica da Universidade Federal de Sergipe, cujo objetivo é analisar a relação que os alunos do quinto e sexto anos do Ensino Fundamental da Escola Estadual Indígena José Zacarias no município de Banzaê – BA mantêm com os saberes escolares. Os dados foram coletados através de questionário elaborado pelo Grupo de Estudos e Pesquisa Educação e Contemporaneidade (EDUCON). Os informantes foram 37 alunos e alunas da referida escola. Inferimos através das informações obtidas até o momento uma forte identificação étnica e constatamos que a escola, para esses alunos, é um ambiente onde podem aprender a ler, escrever e muitas outras coisas importantes para seu futuro intelectual e pessoal.
Seção
DOSSIÊ: DISCUSSÕES EM TORNOS DAS IDENTIDADES ÉTNICO-RACIAIS E INDÍGENAS NA EDUCAÇÃO