MATEMÁTICA E CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE CRIANÇAS NEGRAS: UMA BUSCA A PARTIR DE PRODUÇÕES CIENTÍFICAS

Autores

  • Evanilson Tavares de França
  • Maria Batista Lima

Resumo

O texto que por ora subscrevemos resulta de pesquisa exploratória efetivada a partir do banco de teses (e dissertações) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do portal da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e do site do Boletim de Educação Matemática (BOLEMA). Delimitamos a incursão investigativa ao intervalo 2003 a 2011 (estando inclusos os limites), vez que, com a aprovação da Lei 10.639, em 09 de janeiro de 2003, a produção de textos contemplando a temática resguardada pela legislação foi significativa. Nossa pretensão era encontrar/desvelar produções científicas – teses, dissertações e artigos – que estabelecessem um liame entre a matemática enquanto disciplina escolar extremamente valorizada e a construção da identidade de crianças negras que sentam nos bancos destas mesmas escolas. Apesar de termos encontrado uma produção razoável no que concerne à construção da identidade de professores de matemática e alguma relação entre esta disciplina e as concepções dos/as estudantes, nenhuma pesquisa tratando especificamente do temaaqui abordado nos foi desvelada.

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Como Citar

FRANÇA, Evanilson Tavares de; LIMA, Maria Batista. MATEMÁTICA E CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE CRIANÇAS NEGRAS: UMA BUSCA A PARTIR DE PRODUÇÕES CIENTÍFICAS. Revista Fórum Identidades, Itabaiana-SE, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/forumidentidades/article/view/1769. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: EDUCAÇÃO E QUESTÕES AFRO-BRASILEIRAS

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