A EDUCAÇÃO INDÍGENA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA OS SABERES ESCOLARES NA PERSPECTIVA DO POVO INDÍGENA KIRIRI

Jailda Evangelista do Nascimento Carvalho, Edinéia Tavares Lopes

Resumo


O presente trabalho tem por objetivo refletir acerca das contribuições que os saberes tradicionais trazem para o aperfeiçoamento dos saberes escolares na perspectiva dos povos indígenas Kiriri. Os informantes da pesquisa foram 15 alunas e 09 alunos do 6° ano do Ensino Fundamental, de uma Escola Estadual da comunidade de Mirandela , no município de Banzaê – BA. Utilizamos como instrumentos de coleta de dados a analise documental e o questionário. Inferimos através da análise dos dados coletados que os saberes tradicionais contribuem significativamente para a construção dos saberes escolares, uma vez que estes consideram a escola na comunidade como um elemento muito importante para o desenvolvimento da comunidade.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


REVISTA FÓRUM IDENTIDADES
Itabaiana: GEPIADDE. 

ISSN 1982-3916

Classificação Qualis CAPES 2017-2020 como A3.

 

INDEXADORES