A EDUCAÇÃO INDÍGENA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA OS SABERES ESCOLARES NA PERSPECTIVA DO POVO INDÍGENA KIRIRI

Autores

  • Jailda Evangelista do Nascimento Carvalho
  • Edinéia Tavares Lopes

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo refletir acerca das contribuições que os saberes tradicionais trazem para o aperfeiçoamento dos saberes escolares na perspectiva dos povos indígenas Kiriri. Os informantes da pesquisa foram 15 alunas e 09 alunos do 6° ano do Ensino Fundamental, de uma Escola Estadual da comunidade de Mirandela , no município de Banzaê – BA. Utilizamos como instrumentos de coleta de dados a analise documental e o questionário. Inferimos através da análise dos dados coletados que os saberes tradicionais contribuem significativamente para a construção dos saberes escolares, uma vez que estes consideram a escola na comunidade como um elemento muito importante para o desenvolvimento da comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

CARVALHO, Jailda Evangelista do Nascimento; LOPES, Edinéia Tavares. A EDUCAÇÃO INDÍGENA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA OS SABERES ESCOLARES NA PERSPECTIVA DO POVO INDÍGENA KIRIRI. Revista Fórum Identidades, Itabaiana-SE, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/forumidentidades/article/view/1779. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: POVOS INDÍGENAS EM DESLOCAMENTO: EDUCAÇÃO E GÊNERO

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>