(AUTO)BIOGRAFIA, IDENTIDADES E ALTERIDADE: MODOS DE NARRAÇÃO, ESCRITAS DE SI E PRÁTICAS DE FORMAÇÃO NA PÓS-GRADUAÇÃO

Autores

  • Elizeu Clementino de Souza

Resumo

O trabalho toma os conceitos de biografização, identidade e formação como modos de narração constituídos de discursos da memória, a partir da centralidade do sujeito que narra. Buscar-se-á discutir questões vinculadas a construção identitária de profissionais da docência em processo de formação inicial/continuada, especificamente, por meio de narrativas auto-referentes, entendidas como instrumento de (auto)formação, de pesquisa e de intervenção, no contexto da pós- graduação. O eixo central de análise é a pesquisa ‘Profissionalização docente e identidade: histórias de vida, narrativas e formação na pós-graduação’, desenvolvida no PPGEduC/UNEB, ao centrar-se num outro eixo da pesquisa autobiográfica, com ênfase no processo de Investigação-Formação por meio da narrativa de profissionais que estão em formação inicial/continuada, cursando mestrado ou doutorado, entendendo a narrativa autobiográfica como uma metodologia de trabalhar e significar esta formação. Trata-se de analisar, através do aporte teórico-metodológico das narrativas autobiográficas, para entendê-las em seu tríplice aspecto: tanto como fenômeno (o ato de narrar-se), quanto como método de investigação e, ainda, como processo de auto formação e de intervenção na construção identitária de professores e de formadores, expressas em diferentes modos de narração e discursos da memória.

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Como Citar

SOUZA, Elizeu Clementino de. (AUTO)BIOGRAFIA, IDENTIDADES E ALTERIDADE: MODOS DE NARRAÇÃO, ESCRITAS DE SI E PRÁTICAS DE FORMAÇÃO NA PÓS-GRADUAÇÃO. Revista Fórum Identidades, Itabaiana-SE, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/forumidentidades/article/view/1808. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: IDENTIDADE E QUESTÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO