EDUCAÇÃO E MOVIMENTO HOMOSSEXUAL: REFLEXÕES QUEER

Autores

  • Marcos Ribeiro de Melo

Resumo

As análises sobre os novos movimentos sociais apontam a importância das identidades coletivas para o seu funcionamento. Contudo, segundo os teóricos queer , as identidades coletivas devem ser reavaliadas pelos movimentos sociais, pois seu caráter unitário também propicia processos de exclusão. Partindo do pressuposto de que o movimento homossexual pode ser compreendido como educativo, na medida em que é um espaço de socialização e de produção de subjetividades, o presente artigo intenta, baseando-se nos trabalhos de Judith Butler, Joshua Gamson, Tamsin Spargo, entre outros teóricos queer , problematizar o fato de que as práticas educativas desenvolvidas pelo Movimento Homossexual estabelecem “marcas”, “modelos” e “verdades” sobre o que é ser homossexual. Conclui-se que, provavelmente, as práticas educativas dos grupos homossexuais estão vinculadas à compreensão da existência de identidades de gênero e sexuais fixas, muradas por uma pretensa estabilidade dos corpos, excluindo assim variações de subjetividade, corpos, desejos e ações.

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Como Citar

MELO, Marcos Ribeiro de. EDUCAÇÃO E MOVIMENTO HOMOSSEXUAL: REFLEXÕES QUEER. Revista Fórum Identidades, Itabaiana-SE, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/forumidentidades/article/view/1811. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: IDENTIDADE E QUESTÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO