NO MEIO DO SERTÃO: EXPERIÊNCIA DA ESCOLA BOM JESUS DOS PASSOS COM A METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA COM O SEMI – ÁRIDO

Autores

  • Christiane Rocha Falcão
  • Marluce Rocha Falcão

Resumo

Os conceitos de contextualização e diversidade cultural são pautas amplamente abordadas nas instâncias internacionais e nacionais na atual conjuntura dos direcionamentos para a disposição dos direitos humanos plenos. Tomando como grandes referências Paulo Freire e seu trabalho no Movimento de Educação de Base, e refletindo sobre a experiência do religioso Dom José Brandão de Castro no sertão sergipano, a organização não governamental Fundação Dom José Brandão de Castro realiza estudos e experiências práticas da adoção de um plano de Educação voltado para as populações camponesas, focando na especificação da Educação contextualizada com o semi-árido. A prática da proposta se concretizou com a adoção de uma instituição de ensino, a Escola Bom Jesus dos passos, como escola- modelo para a proposta de plano pedagógico idealizado pela organização. Este trabalho examina a experiência partindo de seus embasamentos teóricos e quedando- se no modelo como possível para realidades afins.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

FALCÃO, Christiane Rocha; FALCÃO, Marluce Rocha. NO MEIO DO SERTÃO: EXPERIÊNCIA DA ESCOLA BOM JESUS DOS PASSOS COM A METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA COM O SEMI – ÁRIDO. Revista Fórum Identidades, Itabaiana-SE, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/forumidentidades/article/view/1816. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

SEÇÃO LIVRE