MITOS AFROBRASILEIROS: UMA PROPOSTA PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA

Autores

  • Danielle Milioli Ferreira 1 Leila Dupret
  • Leila Dupret

Resumo

A Lei 10.639/03 objetiva divulgar o Ensino de História da África e das Culturas Africanas e Afro- Brasileira nas escolas de educação básica dos setores público e privado, como forma de resgatar a identidade, problematizar os preconceitos e possibilitar uma nova configuração da realidade. O objetivo é de ressaltar a relação de pertencimento e do viver em comunidade que se busca a valorização dos mitos africanos nas práticas educativas em sala de aula. A pesquisa qualitativa está fundamentada em Vygotsky (1998) e  a técnica sustenta-se nas “Unidades de Sentido”, propostas por Rey (1997), com entrevistas abertas e uma pegunta deflagradora. E os sujeitos são os jovens do ensino médio na modalidade normal. A partir da análise foi possível perceber, mesmo os jovens que não tinham contato com os mitos afrobrasileiros vislumbraram conteúdos importantes a serem trabalhos em sala de aula.

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Como Citar

FERREIRA, Danielle Milioli; DUPRET, Leila. MITOS AFROBRASILEIROS: UMA PROPOSTA PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA. Revista Fórum Identidades, Itabaiana-SE, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/forumidentidades/article/view/1824. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: EDUCAÇÃO E AFRICANIDADES