DES/CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ETNICORRACIAL A PARTIR DA RELAÇÃO COM A MATEMÁTICA

Autores

  • Evanilson Tavares de França

Resumo

O artigo que por ora subscrevemos resulta de uma incursão investigativa na tentativa de compreender a relação entre a matemática processada nas salas de aula e a construção da identidade de crianças negras. A opção pela matemática é fruto do enquadramento social no qual se encontra esta disciplina e de sua inserção em todos os níveis e modalidades da educação básica – com uma carga horária, via de regra, superior à maioria das disciplinas. Outro fator que parece justificar a nossa escolha, diz respeito à concepção reinante de que se trata de campo de conhecimento extremamente técnico – o que, talvez, não legasse contribuição ou contribuísse minimamente com a des/construção da identidade de crianças negras. Contudo, independentemente da área científica onde se possa alocar esta disciplina, ela não perde seu caráter de construção eminentemente humana, o que lhe atribui data e local de nascimento (mesmo que as contribuições variem), representações sociais e valores, que lhe encorpam.

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Como Citar

FRANÇA, Evanilson Tavares de. DES/CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ETNICORRACIAL A PARTIR DA RELAÇÃO COM A MATEMÁTICA. Revista Fórum Identidades, Itabaiana-SE, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/forumidentidades/article/view/1828. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: EDUCAÇÃO E AFRICANIDADES