DISCRIMINAÇÃO RACIAL NO COTIDIANO ESCOLAR: O QUE DIZEM AS DIRETORAS

Malsete Arestides Santana

Resumo


Este trabalho sintetiza o resultado de pesquisa do curso de Especialização Relações Raciais na Sociedade Brasileira realizado pelo NEPRE-Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Raciais com o titulo “Discriminação racial no cotidiano escolar: o que dizem as diretoras. A pesquisa propôs investigar que concepção as diretoras têm sobre discriminação e verificar quais os procedimentos e / ou intervenções adotadas pelas diretoras frente a situações de discriminação racial ocorrida entre alunos. A pesquisa abrangeu duas instituições escolares da rede pública municipal de Cuiabá- MT, uma na área central e outra na periferia. A metodologia empregada foi a abordagem qualitativa. A entrevista realizada foi fundamentada em Becker (1999) e Minayo (1994). A discriminação racial ocorre de maneira sutil, não percebida pelas diretoras. Devido a isso não há posicionamento das diretoras nosentido de combater práticas discriminatórias.

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REVISTA FÓRUM IDENTIDADES
Itabaiana: GEPIADDE. 

ISSN 1982-3916

 

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