LEI 10.639/03: POR UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISMO NO BRASIL

Tássia Fernanda de Oliveira Silva

Resumo


Com vistas às demandas que emergem por força da Lei Federal 10.639/03 e das DiretrizesCurriculares Nacionais para a implementação dessa lei, este artigo discute e reivindica que aspropostas de reparação à população negra, presentes nessas políticas de ações afirmativas, sejamefetivamente praticadas dentro das escolas, a partir da construção de um currículo que atenda aessas demandas. Para isso, além da Lei e das Diretrizes, discutimos a relação entre raça e educação.Ainda que as discussões das relações étnico-raciais sejam incloncusas, entendemos que as escolas,espaços privilegiados de poder, podem usar o seu poder de influenciar a ordem do mundo e nosencorajar para agirmos contra discursos hegemônicos que querem dominar e silenciar os gruposétnicos racialmente minoritarizados.

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REVISTA FÓRUM IDENTIDADES
Itabaiana: GEPIADDE. 

ISSN 1982-3916

Classificação Qualis CAPES 2017-2020 como A3.

 

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