O DISCURSO POLÍTICO-EDUCACIONAL DO PROGRAMA PRÓ-LETRAMENTO

  • João Ferreira dos Santos
  • Maria Leônia Garcia Costa Carvalho

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar, à luz da Análise do Discurso de linhafrancesa, os discursos político-educacionais subjacentes ao programa de formação continuada,Pró-Letramento, realizado pelo MEC, direcionado aos docentes do ensino básico. Selecionamoscomo corpus sequências discursivas do Guia Geral, do Manual do Tutor de Alfabetização eLinguagem (e/ou Matemática), do Fascículo do Cursista de Alfabetização e Linguagem, além deoutros documentos e leis que expressam a ideologia educacional oficial do Pró-Letramento.Como apoio teórico, utilizamos Pêcheux (1988 e 1990), Brandão (2004), Orlandi (2007, 2010 e2012) Mascia (2003), Carvalho (2012), entre outros, no intuito de compreender como alinguagem é operacionalizada na constituição dos discursos e saberes destinados ao professor.
Seção
DOSSIÊ: QUESTIONANDO CURRÍCULOS, PROVAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LETRAS