REFLEXÕES SOBRE A LEI 11.645/2008 E A INCLUSÃO DA TEMÁTICA INDÍGENA NA ESCOLA

  • Kelly Russo
  • Mariana Paladino

Resumo

O artigo discute a implementação da Lei 11.645/2008, mais especificamente, analisa como a temática indígena tem sido inserida na educação básica do estado do Rio de Janeiro. A pesquisa foi realizada a partir de análises documentais, observações da rotina escolar e entrevistas à professores de escolas públicas e privadas. A partir dos dados coletados, é possível identificar um grande interesse por parte de professores e estudantes sobre a implementação da Lei, apesar das limitações das políticas públicas, vista como incapaz de dar conta da formação inicial e continuada de professores, de propiciar financiamento para a produção de livros didáticos que incluam de forma mais consistente as histórias e culturas dos povos indígenas brasileiros e da falta da institucionalização da temática dentro das escolas. A abordagem ainda depende da iniciativa pessoal de certos docentes, com escasso apoio das equipes pedagógicas ou gestoras.

Seção
DOSSIÊ: EDUCAÇÃO INDÍGENA INTERCULTURAL: ABORDAGENS POLÍTICAS E PEDAGÓGICAS NA ATUALIDADE BRASILEIRA