A PESQUISA EM EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NO BRASIL: UMA ANÁLISE DE TESES, DISSERTAÇÕES E ARTIGOS

Autores

  • Hélio Magno Nascimento dos Santos
  • Edineia Tavares Lopes

Resumo

O presente trabalho é resultado de uma pesquisa teórico metodológica, que teve por objetivo analisar as publicações de diversos programas de Pós-graduação de Universidades Federais e Estaduais brasileiras, que abordavam o tema Educação Escolar Indígena - EEI. A metodologia para este trabalho de caráter quantitativo e qualitativo se deu através de pesquisas realizadas nos bancos de dados das Instituições de Ensino superior, como o Banco de Dados de Teses e Dissertações Nacionais, o ‘Scielo’ e o ‘Periódico ‘CAPES’. Após a coleta das publicações, num total de trinta trabalhos entre artigos, dissertações e teses, e posterior leitura das mesmas, os dados foram categorizados e analisados. Observou-se na análise que as pesquisas sobre EEI discutiam a escolarização dos Índios e sua relação com Cultura, Identidade Étnica, Formação de Professor, Ensino de Ciências e Currículo.

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Como Citar

DOS SANTOS, Hélio Magno Nascimento; LOPES, Edineia Tavares. A PESQUISA EM EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NO BRASIL: UMA ANÁLISE DE TESES, DISSERTAÇÕES E ARTIGOS. Revista Fórum Identidades, Itabaiana-SE, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/forumidentidades/article/view/4270. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: EDUCAÇÃO INDÍGENA INTERCULTURAL: ABORDAGENS POLÍTICAS E PEDAGÓGICAS NA ATUALIDADE BRASILEIRA