IDENTIFICANDO MODELOS MENTAIS DE EQUILÍBRIO QUÍMICO: UMA ALTERNATIVA PARA A MELHORIA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

  • Ana Carla Oliveira santos
  • Marlene Rios Melo
  • Tatiana Santos Andrade

Resumo

Objetivamos identificar os possíveis modelos mentais, dos licenciandos do curso de licenciatura em Química da Universidade Federal de Sergipe (UFS), sobre Equilíbrio Químico e compreender de que forma esses modelos foram construídos e como o reconhecimento desses modelos mentais auxilia na formação de professores. Os resultados obtidos nos revelam as dificuldades dos licenciandos em compreender equilíbrio químico, sua definição e sua dinâmica, além de apresentar modelos pouco complexos que se aproximam dos apresentados por alunos do ensino médio. O conhecimento desses modelos mentais pode auxiliar na seleção de estratégias de ensino durante a formação de professores, na tentativa de torná-los tais estruturas mentais mais complexas e próximas do modelo científico necessário para a compreensão da linguagem científica.
Seção
Dossiê: Ensino de ciências e ensino de matemática: abordagens investigativas em distintas realidades