CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E NA FORMAÇÃO DE DOCENTES: UMA EXPERIÊNCIA EM ARACAJU, SE

Tatiane da Silva Santos, Thisciane Ismerim Silva Santos, Myrna Friederichs Landim

Resumo


O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) busca, entre muitos objetivos, estabelecer um diálogo entre escola, universidade e comunidade, atrelado a reflexão e a prática de um ensino contextualizado. Dessa forma, o presente trabalho tem por objetivo analisar as contribuições do PIBID no processo de ensino-aprendizagem, além da formação docente de bolsistas ligadas ao projeto, através de oficinas de Biologia realizadas em quatro turmas do 2° ano do ensino médio de um colégio localizado no município de Aracaju. Através da aplicação de uma enquete destinada aos alunos, uma entrevista para o professor da turma, e as observações feitas pelas bolsistas, avaliou-se positivamente a eficácia das metodologias aplicadas, e a repercussão dessas oficinas no processo ensino-aprendizagem. Portanto, pode-se concluir que o PIBID contribui na dinâmica entre a teoria e a prática de ensino.

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REVISTA FÓRUM IDENTIDADES
(organizada pelo GEPIADDE)
Itabaiana: GEPIADDE.
Publicação Quadrimestral

ISSN 1982-3916

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Qualis CAPES 2013-2016:

B3 Ensino;
B3 Sociologia.

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