CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E NA FORMAÇÃO DE DOCENTES: UMA EXPERIÊNCIA EM ARACAJU, SE

Autores

  • Tatiane da Silva Santos
  • Thisciane Ismerim Silva Santos
  • Myrna Friederichs Landim

Resumo

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) busca, entre muitos objetivos, estabelecer um diálogo entre escola, universidade e comunidade, atrelado a reflexão e a prática de um ensino contextualizado. Dessa forma, o presente trabalho tem por objetivo analisar as contribuições do PIBID no processo de ensino-aprendizagem, além da formação docente de bolsistas ligadas ao projeto, através de oficinas de Biologia realizadas em quatro turmas do 2° ano do ensino médio de um colégio localizado no município de Aracaju. Através da aplicação de uma enquete destinada aos alunos, uma entrevista para o professor da turma, e as observações feitas pelas bolsistas, avaliou-se positivamente a eficácia das metodologias aplicadas, e a repercussão dessas oficinas no processo ensino-aprendizagem. Portanto, pode-se concluir que o PIBID contribui na dinâmica entre a teoria e a prática de ensino.

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Como Citar

SANTOS, Tatiane da Silva; SANTOS, Thisciane Ismerim Silva; LANDIM, Myrna Friederichs. CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E NA FORMAÇÃO DE DOCENTES: UMA EXPERIÊNCIA EM ARACAJU, SE. Revista Fórum Identidades, Itabaiana-SE, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/forumidentidades/article/view/4754. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Ensino de ciências e ensino de matemática: abordagens investigativas em distintas realidades