UMA ANÁLISE DE PROBABILIDADE E COMBINATÓRIA EM UM LIVRO DIDÁTICO

  • Danilo Messias Nascimento e Santos
  • Karly Barbosa Alvarenga

Resumo

Este estudo tem como o objetivo analisar se o que é proposto pelo autor de um livro didático de Matemática, quanto ao assunto de Análise de Dados, está de acordo com o Guia de Livros Didáticos 2012. Para isso, é feito um estudo de caso dos volumes um e dois da coleção Matemática: contexto e aplicações. Utiliza-se a Análise de Conteúdo como técnica de análise. É apresentado o livro didático com seus capítulos e seções; como se divide o manual do professor e, por fim, uma comparação das categorias do Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio – Matemática com o manual do professor sobre os assuntos de Análise de Dados: Análise Combinatória e Probabilidade. O livro é bem estruturado e basicamente está de acordo com as recomendações do guia, devendo explicitar no manual do professor e no livro sugestões de recursos tecnológicos e formas de explanar o conteúdo aos alunos.
Seção
Dossiê: Ensino de ciências e ensino de matemática: abordagens investigativas em distintas realidades