ESCRITORAS SUBALTERNAS NEGRAS: POR QUE INCLUÍ-LAS NA AULAS?

  • Taise Campos dos Santos Pinheiro de Souza
  • Jailma dos Santos Pedreira Moreira

Resumo

Trata-se de uma reflexão sobre a invisibilidade e a importância da inclusão de textos de escritoras subalternas negras em nossos sistemas educacionais. Para tanto levamos em conta uma pesquisa de campo que fizemos no campus II da Universidade do Estado da Bahia, bem como em escolas de Alagoinhas –Ba. Além disso, consideramos não só textos de escritoras negras, assim como um referencial teórico que perpassa a crítica cultural, educacional e feminista, os estudos literários, de gênero e étnico-raciais.  Com isso, constatamos um desconhecimento ou não uso dos textos destas escritoras nos espaços educacionais, ao tempo em que verificamos a importância dos escritos destas mulheres em sala de aula, do ensino desta literatura, considerando a relevância de se formar leitores mais críticos, diante dos modos de controle, formatação e exclusão de subjetividades.

Seção
Dossiê: Ensino de literatura e diversidade cultural