PRÁTICAS DE LETRAMENTO NO PROJETO BAÚ DE LEITURA

  • Sanadia Gama dos Santos
  • Mariléia Silva dos Reis
  • Isabel Cristina Michelan de Azevedo

Resumo

Neste artigo, analisamos as práticas de letramento voltadas a crianças e adolescentesentre 7 a 14 anos, matriculadas no 3º ano de uma escola de ensino fundamental situada na zona rural de Nossa Senhora das Dores/SE, para verificar osimpactos educacionais da formação dos educadores leitoresligados ao Projeto Baú de Leitura, após conclusão do financiamento e acompanhamento da UNICEF e de organizações parceiras. A metodologia qualitativa, com base em estudo de caso, possibilitou verificar a constituição de processos de letramentos múltiplos (ROJO, 2009), a partir das práticas sociais e culturais de leitura e escrita (STREET, 2007, 2013), produzidas pelos sujeitos envolvidos no Projeto. Os resultados apontam haver alternativas para o desenvolvimento de práticas de ensino contextualizadas, críticas e cidadãs.

Seção
Dossiê: Ensino de literatura e diversidade cultural