A AVALIAÇÃO NO ENSINO MÉDIO

Christina Ramalho, Raphael Haussman

Resumo


Reflexão sobre a importância da avaliação no processo de aprendizagem, considerando tanto as diretrizes que integram os documentos legais, orientando, de modo geral, procedimentos de avaliação, a partir de sua visão como um instrumento dinâmico, construtivo e inclusivo de construção da aprendizagem, como a real participação e a autonomia docente para organizar os processos avaliativos no nível do Ensino Médio. Também são dimensionadas questões relacionadas às formas de avaliação, ao desempenho e ao diagnóstico, como critérios inerentes à avaliação, além das demandas da nova realidade digital do mundo contemporâneo. Conclui-se com a visão de que, somente por meio de um processo integrado e revisionista, envolvendo instituições de ensino, docentes e sociedade, os sistemas de avaliação vigentes em várias esferas da educação no país alcançarão maior eficácia e atualidade.

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REVISTA FÓRUM IDENTIDADES
Itabaiana: GEPIADDE. 

ISSN 1982-3916

Classificação Qualis CAPES 2017-2020 como A3.

 

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