A EDUCAÇÃO INDÍGENA COMO PONTO DE PARTIDA PARA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA

Jânio Ribeiro dos Santos, Edinéia Tavares Lopes

Resumo


Este trabalho pretende apresentar alguns dos aspectos da relação estabelecida entre a Educação Indígena e a Educação Escolar Indígena, baseando-se na opinião de 11 alunos de uma escola indígena que fizeram parte de uma pesquisa desenvolvida no Curso de Especialização em Metodologias de Ensino para Educação Básica (CEMEEB), entre 2008 e 2009, na Universidade Federal de Sergipe, cujo objetivo foi estudar a relação que esses alunos mantêm com a escola e com os saberes escolares, bem como a relação estabelecida entre a escola, a comunidade e seus saberes. Utilizou - se a observação e o questionário para a coleta de dados. Com base nos dados obtidos inferimos uma significativa relação entre a educação indígena e a educação escolar indígena que dentre outros aspectos tem contribuído para o desenvolvimento do processo ensino/aprendizagem na escola que por sua vez tem favorecido na (re) afirmação da identidade indígena, nos direitos e significados da posse da terra, na manutenção/resgate da cultura, tradições, saberes e entre outros.


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REVISTA FÓRUM IDENTIDADES
Itabaiana: GEPIADDE. 

ISSN 1982-3916

Classificação Qualis CAPES 2017-2020 como A3.

 

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