ARGUMENTAÇÃO, ENSINO DA LÍNGUA E DISCURSO POLÍTICO

Josefa Almeida da Silveira, Márcia Regina Curado Pereira Mariano

Resumo


Este trabalho apresenta uma sugestão para a aplicação de atividades para o ensino da língua materna a partir do oral/escrito argumentativo sob a perspectiva teórica dos estudos retóricos e de argumentação de base aristotélica. Objetiva propor o desenvolvimento da capacidade do senso crítico, da leitura reflexiva, da organização das ideias e da competência da comunicação argumentativa, a partir do entendimento de língua enquanto forma de interação, visando à otimização da capacidade de análise e à construção da argumentação no discurso político. Desenvolve-se a partir do contato de alunos do Ensino Fundamental (9º ano) com discursos políticos (observação, comparação e análise do ponto de vista da argumentação; confronto com problemas vivenciados pela população em geral, registros coletados na comunidade; troca de ideias e reflexão acerca do papel do político) e culmina com a produção de uma carta aberta.


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REVISTA FÓRUM IDENTIDADES
Itabaiana: GEPIADDE. 

ISSN 1982-3916

Classificação Qualis CAPES 2017-2020 como A3.

 

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