FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES DE ENSINO RELIGIOSO PARA ATUAR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Roninei Pedrotti Ferrari, Elcio Cecchetti

Resumo


Ao longo da história educacional brasileira, o Ensino Religioso (ER) passou por distintas concepções e formas de expressão. Atualmente, o ER, segundo o Art. 33 da LDB nº 9.394/96, é disciplina de oferta obrigatória no ensino fundamental, de matrícula facultativa, com a responsabilidade de assegurar o respeito à diversidade cultural religiosa no Brasil, sendo vedada qualquer forma de proselitismo. Este trabalho objetiva apresentar a importância da formação inicial dos professores de ER para atuar nos anos iniciais do Ensino Fundamental nas escolas públicas brasileiras. Para isso, em sua primeira parte, faz-se uma breve contextualização da trajetória histórica do ER que, após incessantes lutas por parte da sociedade civil, foi se constituindo em lugar de escuta, diálogo e socialização dos conhecimentos religiosos no cotidiano escolar. No segundo momento, caracteriza-se os anos iniciais do Ensino Fundamental enquanto espaço, tempo e lugar onde o ER se faz presente e necessita dar sua contribuição aos percursos formativos dos sujeitos escolares. Por fim, apresenta-se os cursos de Ciências da Religião- Licenciatura em Ensino Religioso (CR-ER) com o intuito de ratificar a importância da formação inicial específica aos professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


REVISTA FÓRUM IDENTIDADES
Itabaiana: GEPIADDE. 

ISSN 1982-3916

 

INDEXADORES