DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR E SUAS IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA DOCENTE

  • Rosa Maria Segalla Silva
  • Nicéa Quintino Amauro
  • Paulo Vitor Teodoro de Souza
  • Guimes Rodrigues Filho

Resumo

O presente texto tem por objetivo apresentar reflexões que apontem a influência dos programas de processos seletivos de ingresso às Instituições de Ensino Superior (IES) sobre a prática docente na Educação Básica. Para tanto, apresentaremos, como fundamentação inicial deste artigo, o histórico dos processos seletivos para o ingresso ao Ensino Superior. Em seguida, discutiremos o regime formativo de democratização do ensino e a relação entre os conteúdos programáticos dos processos seletivos com a prática de professores da Educação Básica. Percebemos que, em muitos casos, as influências dos processos de ingresso às IES são nitidamente reconhecidas, até mesmo em níveis que antecedem o Ensino Médio na Educação Básica Brasileira.
Publicado
2017-05-06
Seção
Dossiê: INVESTIGAÇÕES EM ENSINO: ABORDAGENS TEÓRICAS E METODOLÓGICAS EM DISTINTAS REALIDADES