DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR E SUAS IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA DOCENTE

Rosa Maria Segalla Silva, Nicéa Quintino Amauro, Paulo Vitor Teodoro de Souza, Guimes Rodrigues Filho

Resumo


O presente texto tem por objetivo apresentar reflexões que apontem a influência dos programas de processos seletivos de ingresso às Instituições de Ensino Superior (IES) sobre a prática docente na Educação Básica. Para tanto, apresentaremos, como fundamentação inicial deste artigo, o histórico dos processos seletivos para o ingresso ao Ensino Superior. Em seguida, discutiremos o regime formativo de democratização do ensino e a relação entre os conteúdos programáticos dos processos seletivos com a prática de professores da Educação Básica. Percebemos que, em muitos casos, as influências dos processos de ingresso às IES são nitidamente reconhecidas, até mesmo em níveis que antecedem o Ensino Médio na Educação Básica Brasileira.

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REVISTA FÓRUM IDENTIDADES
Itabaiana: GEPIADDE. 

ISSN 1982-3916

 

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