AS INOVAÇÕES UTILIZADAS NO ENSINO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Adriana Avanzi Marques Pinto, Maria José Sanches Marin, Silvia Franco da Rocha Tonhom, Maria de Lourdes da Silva Marques Ferreira, Fernanda Moerbeck Mazzetto

Resumo


As mudanças  na formação do enfermeiro buscam formar profissionais para atender as necessidades da atual Política Nacional de Saúde, para isso, é preciso rever a organização curricular e os métodos de ensino-aprendizagem. O objetivo desse estudo é verificar os principais métodos de ensino utilizados nos cursos de graduação em enfermagem, seus avanços e desafios. Para tanto realizou-se uma revisão integrativa da literatura, com busca nas bases de dados Lilacs, Bdenf e Mediline. Os métodos de aprendizagem mais utilizados são: Aprendizagem Baseada em Problemas, Aprendizagem Baseada em Equipes, Estudos de Caso e Tecnologias on-line. Esses métodos contribuem para a aprendizagem ativa, mas ainda existe a tendência aos métodos tradicionais, mostrando indicativos de que é preciso mudança de estudantes e professores e o cuidado no uso das tecnologias.

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REVISTA FÓRUM IDENTIDADES
Itabaiana: GEPIADDE. 

ISSN 1982-3916

 

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