AS INOVAÇÕES UTILIZADAS NO ENSINO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: UMA REVISÃO DE LITERATURA

  • Adriana Avanzi Marques Pinto
  • Maria José Sanches Marin
  • Silvia Franco da Rocha Tonhom
  • Maria de Lourdes da Silva Marques Ferreira
  • Fernanda Moerbeck Mazzetto

Resumo

As mudanças  na formação do enfermeiro buscam formar profissionais para atender as necessidades da atual Política Nacional de Saúde, para isso, é preciso rever a organização curricular e os métodos de ensino-aprendizagem. O objetivo desse estudo é verificar os principais métodos de ensino utilizados nos cursos de graduação em enfermagem, seus avanços e desafios. Para tanto realizou-se uma revisão integrativa da literatura, com busca nas bases de dados Lilacs, Bdenf e Mediline. Os métodos de aprendizagem mais utilizados são: Aprendizagem Baseada em Problemas, Aprendizagem Baseada em Equipes, Estudos de Caso e Tecnologias on-line. Esses métodos contribuem para a aprendizagem ativa, mas ainda existe a tendência aos métodos tradicionais, mostrando indicativos de que é preciso mudança de estudantes e professores e o cuidado no uso das tecnologias.
Publicado
2017-05-06
Seção
Dossiê: INVESTIGAÇÕES EM ENSINO: ABORDAGENS TEÓRICAS E METODOLÓGICAS EM DISTINTAS REALIDADES