INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO NA PERSPECTIVA DOS PROFISSIONAIS DA REDE PRIMÁRIA DE SAÚDE

  • Cristina Toshie de Macedo Kuabara
  • Silvia Franco da Rocha Tonhom
  • Maria José Sanches Marin

Resumo

O estudo propõe descrever as perspectivas dos profissionais da saúde acerca da integração ensino-serviço no contexto da rede primária. Metodologia: Pesquisa de campo quanti-qualitativa, inclui a avaliação de assertivas por meio da escala de Likert. A abordagem qualitativa contou com 20 entrevistas. Resultados: A análise permitiu refletir sobre a inserção de estudantes no cenário possibilitando trocas de conhecimentos e evidenciando fragilidades/conflitos; distintas formas de inserção dos cursos nos cenários, além de interferências do e no serviço para efetivação da integração. Conclusão: Considera-se que há necessidade de investir em pactuações institucionais, maior aproximação dos atores dos cenários de prática e de ensino, com efetivo diálogo e espaços formais de reflexão conjunta, como propõe a Política Nacional de Educação Permanente.

Publicado
2017-05-06
Seção
Dossiê: INVESTIGAÇÕES EM ENSINO: ABORDAGENS TEÓRICAS E METODOLÓGICAS EM DISTINTAS REALIDADES