LEITURA AFRO-BRASILEIRA E LEITOR CULTURAL NA ESCOLA

Autores

  • Deise Santos do Nascimento
  • Rejanilza Santos da Silva Barboza

Resumo

O artigo trata a proposta da apresentação da temática afro-brasileira, na sala de aula, a partir de um trabalho desenvolvido com os textos literários. Na oportunidade, utiliza-se a obra O Cortiço, Aluísio Azevedo (1884), apresentando-a capaz de dialogar com questões e experiências vividas pelo leitor.  Dessa forma, faremos uso, primeiramente, de um debate que localize o conceito acerca do que representa a literatura afro-brasileira, a partir de estudos que partem de Duarte (2011), entre outros; seguido do tratar da leitura literária na escola por meio do modelo cultural de leitura, proposto por Gomes (2012).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

DO NASCIMENTO, Deise Santos; BARBOZA, Rejanilza Santos da Silva. LEITURA AFRO-BRASILEIRA E LEITOR CULTURAL NA ESCOLA. Revista Fórum Identidades, Itabaiana-SE, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/forumidentidades/article/view/7119. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: LITERATURA E QUESTÕES AFRO-BRASILEIRAS