REPRESENTAÇÕES LITERÁRIAS AFRO-BRASILEIRAS EM COMUNIDADES QUILOMBOLAS

  • Helenadja Santos Mota
  • Márcia Lúcia dos Santos

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo identificar como e se são vivenciadas por docentes as práticas de leituras de representações literárias sobre as questões afro-brasileiras nas salas de aula de uma escola que atendem estudantes oriundos de territórios quilombolas. O trabalho teve uma abordagem qualitativa através de análise de conteúdo. Os dados foram coletados através de um questionário com 10 perguntas referentes ao trabalho com literatura negra na sala de aula. Os sujeitos da pesquisa foram três professores que ministram aulas em uma escola de Educação Quilombola. Utilizamos como aporte teórico os estudos sobre construção e fortalecimento da representação e identidade negra através de representações literárias proposta por Mariosa e Reis (2011), a valorização e visibilidade da cultura africana e afro-brasileira por Pereira (2011) e Matos (2007).

Seção
Dossiê Temático: LITERATURA E QUESTÕES AFRO-BRASILEIRAS