MITOS E IDENTIDADES BRASILEIRAS: O SACI NO COTIDIANO ESCOLAR

  • Welberg Vinicius Gomes Bonifácio

Resumo

Esse texto apresenta uma discussão a respeito da compilação do mito do Saci-Pererê enquanto símbolo da identidade nacional brasileira. Problematiza as representações atribuídas ao Saci buscando a intersecção entre esse mito, as estruturas racializadas que regem as posições sociais das pessoas no Brasil e suas implicações nos processos educativos escolares. Desse modo, objetivando possibilitar reflexões a respeito das implicações referentes ao trabalho com esse mito nos ambientes escolares. Para tanto, realiza revisão e análise bibliográfica de obras de Lobato (1994,2008), expoente responsável pela difusão do mito do Saci, bem como outros trabalhos que abordam o tema nas áreas de antropologia (QUEIROZ, 1987), literatura (BLONSKI, 2004) e educação para as relações étnico-raciais (LAJOLO, 1998). 

Seção
Dossiê Temático: LITERATURA E QUESTÕES AFRO-BRASILEIRAS