A PRÁTICA DE ENSINO E A FORMAÇÃO POLÍTICA: DIÁLOGOS ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA

  • Ângela Maria Silveira Portelinha
  • Suely Aparecida Martins

Resumo

Este trabalho apresenta alguns resultados das ações desenvolvidas entre a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e uma escola de Educação Básica. Aborda experiências decorrentes das atividades da prática de ensino e estágios direcionados à organização do trabalho pedagógico e a função do pedagogo no contexto escolar. Destaca dois aspectos relacionados dialeticamente: a prática de ensino e a formação política. O primeiro discute a prática de ensino vinculada à dimensão da organização do trabalho pedagógico considerando a escola como uma instituição social permeada por conflitos e contradições. O segundo aspecto relaciona-se com a concepção de política que permeia as representações dos professores e dos estudantes da escola e Unioeste. Ressalta a viabilidade de articular a pesquisa, o ensino e a extensão na formação de professores.

Seção
PRÁTICAS E PERSPECTIVAS TEÓRICAS E INVESTIGATIVAS MULTI E INTERDISCIPLINARES NO ENSINO E NA FORMAÇÃO DOCENTE