UM MÉTODO PARA O TRABALHO INTERDISCIPLINAR NA ESCOLA

  • Ana Paula Dameão
  • Paulo Ricardo da Silva Rosa
  • Nádia Cristina Guimarães Errobidart

Resumo

Neste artigo, apresentamos uma metodologia para introduzir e desenvolver atividades interdisciplinares na escola e em programas de formação de professores. O método foi primeiro desenvolvido por Gérard Fourez e colaboradores e é composto por um conjunto de etapas a serem seguidas de modo a desenvolver um projeto interdisciplinar. O conceito-chave é o de ilha de racionalidade interdisciplinar. Este conceito aponta para a necessidade de construir uma representação de uma situação complexa na qual estamos interessados. Esse tipo de ambiente, no qual uma solução para um problema complexo precisa ser construída, é típico do século XXI e é característico das assim chamadas profissões de campo, como engenheiros ou médicos. Iniciamos discutindo a diferença entre aproximações disciplinares e interdisciplinares e, a seguir, apresentamos o método.

Seção
PRÁTICAS E PERSPECTIVAS TEÓRICAS E INVESTIGATIVAS MULTI E INTERDISCIPLINARES NO ENSINO E NA FORMAÇÃO DOCENTE