LITERATURA INFANTIL: UMA PROPOSTA EDUCATIVA PARA A VALORIZAÇÃO DAS AFRICANIDADES E AFRODESCENDÊNCIAS NUMA PERSPECTIVA MULTI E INTERDISCIPLINAR

Autores

  • Reginaldo Ferreira Domingos
  • Alexsandra Flávia Bezerra de Oliveira

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal relatar um trabalho de pesquisa e de contação de obras da literatura infantil voltadas para a valorização das africanidades, a saber: “O Mundo no Black Power de Tayó” e “A África de Dona Biá” realizada em três instituições públicas de ensino do município de Bodocó-PE. Para tanto, dialoga-se acerca do papel da escola na formação humana, como espaço de reflexão e luta contra os preconceitos e de constituição de novos significados e do respeito à diferença. Propõe-se através de novas leituras e formações continuadas construir uma escola e uma prática docente para o combate as mais variadas e diversas formas de desrespeitos, neste caso específico, o racismo contra a população africana e afrodescendente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

DOMINGOS, Reginaldo Ferreira; DE OLIVEIRA, Alexsandra Flávia Bezerra. LITERATURA INFANTIL: UMA PROPOSTA EDUCATIVA PARA A VALORIZAÇÃO DAS AFRICANIDADES E AFRODESCENDÊNCIAS NUMA PERSPECTIVA MULTI E INTERDISCIPLINAR. Revista Fórum Identidades, Itabaiana-SE, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/forumidentidades/article/view/8347. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

PRÁTICAS E PERSPECTIVAS TEÓRICAS E INVESTIGATIVAS MULTI E INTERDISCIPLINARES NO ENSINO E NA FORMAÇÃO DOCENTE