A Revista GeoNordeste é uma publicação semestral do PPGEO (Programa de Pós-Graduação em Geografia) da UFS (Universidade Federal de Sergipe), Brasil, destinada a divulgar a produção científica nos mais diversos âmbitos do conhecimento geográfico, sobretudo àqueles vinculados à Produção do Espaço Agrário, Dinâmica Ambiental e Dinâmicas Territoriais e Desenvolvimento, Linhas de Pesquisa do Programa.

Método Double Blind peer review

Os trabalhos enviados serão submetidos à análise crítica de avaliadores, avaliação cega, para julgamento de mérito

A revista possui edições semestrais.

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público e proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Política Anti-plágio

Antes de serem publicados, os artigos submetidos à revista GeoNordeste serão verificados pelo software CopySpider para identificação de plágio, sendo assim, os autores devem garantir a originalidade dos manuscritos e caso utilizem textos de outros autores, estes devem ser devidamente citados e referenciados. Praticar plágio em todas as suas formas é um comportamento editorial antiético e inadmissível. Desta forma, é possível que os autores recebam eventuais questionamentos durante o processo de avaliação do trabalho submetido, referente às possíveis não conformidades apontadas pelos softwares utilizados.

Código de Conduta Editorial

A Revista Geo Nordeste tem o compromisso com a ética e a qualidade de suas publicações. Padrões de comportamento ético são almejados por todas as partes envolvidas na publicação em nossas edições, como o autor, o editor, avaliadores, revisores, membros do conselho científico e editorial. Entre práticas não aceitáveis por este periódico é a do plágio e autoplágio, mudanças somente de títulos em artigos anteriormente publicados, declarações fraudulentas ou intencionalmente imprecisas e outras práticas não desejáveis. A submissão de um trabalho à Revista GeoNordeste implica declaração, para todos os fins, de legitimidade do texto enviado, o qual deve ser baseado no trabalho do autor, exceto indicação em contrário. Em hipótese alguma a revista será responsabilizada por violações de direitos autorais decorrentes da não observância desta cláusula.

Politica de Governança

Conselho Editorial é constituído por representantes acadêmicos de diferentes instituições de ensino e pesquisa. Seus membros atuam preferencialmente, mas não exclusivamente, na área de Geografia, sob uma visão multidisciplinar. Cada membro atua como conselheiro sugerindo aperfeiçoamentos na Política Editorial, divulgando a Revista GeoNordeste, posicionando-se como árbitro em questões estratégicas do envolvimento do referido periódico no meio acadêmico e profissional. Cada membro assume também a função de ouvidor da comunidade científica atuante na área, garantindo a credibilidade acadêmica e a postura que se espera de uma publicação científica.

O Comitê Científico – tem como missão assegurar a credibilidade dos procedimentos editoriais adotados e assumir a responsabilidade científica da Revista GeoNordeste, garantindo consistência e qualidade das publicações. Edições especiais e outras contribuições científicas deverão ser discutidas e definidas por esta instância. É sua atribuição discutir e desenvolver regulamentos próprios para assuntos variados como: normas e formatação de artigos; critérios de avaliação e aceite de textos para publicação. O referido Comitê não interfere na operação editorial que é de sobre responsabilidade do Editor e de sua equipe operacional.

Política de licenciamento

Esta revista adota a licença Atribuição- Sem Derivações CC BY-NC. Esta licença permite a redistribuição, não comercial, desde que o trabalho seja distribuído inalterado, com crédito atribuído aos autores dos artigos. Informações adicionais sobre a licença podem ser obtidas no site http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0

INDEXAÇÕES E BASE DE DADOS

Histórico do periódico

A Revista GEONORDESTE é uma publicação científica do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Sergipe. A Revista volta-se para a divulgação das investigações sobre o espaço geográfico, na perspectiva das explicações de como ele é produzido, organizado, transformado pelo homem.

O periódico Revista Geonordeste,  desde 1984, incentiva o espírito investigativo na área de Geografia, à medida que se constitui um espaço de veiculação e divulgação de resultados de pesquisas, exposição de resenhas, ensaios e metodologias, relatórios de campo, tendo como colaboradores estudantes, pesquisadores e profissionais de campos afins.