RELAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS EM ÁREAS URBANAS: UMA ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES DOS MORADORES DO BAIRRO JABOTIANA - ARACAJU - SE - BRASIL

SOCIO-ENVIRONMENTAL RELATIONS IN URBAN AREAS: AN ANALYSIS OF THE PERCEPTIONS OF RESIDENTS OF NEIGHBORHOOD JABOTIANA IN ARACAJU - SE - BRAZIL

Resumo

O processo de urbanização acelerado e desordenado ocasiona alterações socioambientais urbanas. Novas construções em áreas de fragilidade ambiental têm sido permitidas pelo poder público, contribuídas por impasses político-administrativos, e regidas por interesses particulares. Ressalta-se que, aliados a essas causas, o descaso e desintegração da sociedade em relação à natureza estão entre os principais obstáculos à sustentabilidade urbana e proteção dos ecossistemas. Tal panorama está presente no bairro Jabotiana, no município de Aracaju, capital do Estado de Sergipe que, marcado pelo rápido crescimento imobiliário, impulsionado por programas governamentais de financiamento residencial, tem ocupado manguezais e margens de rio. Com base nisso, o presente artigo tem por objetivo analisar a relação que os moradores do referido bairro têm referente às ocupações nas áreas de fragilidade ambiental, bem como a influência que tais pontos de vista exercem na aceitação/permissão dessas construções urbanas. Através de referenciais teóricos e investigações documentais, visitas de campo, registro fotográfico e aplicação de entrevistas, procurou-se contribuir com um estudo interdisciplinar e quali-quantitativo sobre a postura e conhecimento da sociedade mediante a degradação ambiental na área de estudo abordada, servindo também como base para outras pesquisas de relações socioambientais em demais localidades.

Biografia do Autor

Elaine Vasconcelos Nascimento Leal, Universidade Federal de Sergipe

Mestra em Desenvolvimento e Meio Ambiente - Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Luiz Ricardo Oliveira Santos, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Mestre em Ensino de Ciências Ambientais - Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Doutorando em Desenvolvimento e Meio Ambiente - Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Jailton de Jesus Costa, Professor da Universidade Federal de Sergipe

Doutor em Geografia - Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Docente CODAP e PRODEMA - Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Publicado
2020-11-25
Seção
Artigo: Cidade-Urbano