FESTIVAL DA LAGOSTA DE ICAPUÍ - CEARÁ: UM ESTUDO SOBRE A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O TURISMO COMUNITÁRIO

LOBSTER FESTIVAL IN ICAPUÍ - CEARÁ: A STUDY ON ITS CONTRIBUTION TO TOURISM

Resumo

Os festivais gastronômicos consistem em promover lugares a partir de seus potenciais turísticos e culturais com foco na gastronomia local, considerando os alimentos e suas práticas de elaboração. Diante disto a pesquisa teve como objetivo, desenvolver um estudo sobre o Festival da Lagosta de Icapuí - CE e a compreensão da sua contribuição para o Turismo Comunitário desenvolvido neste locus. Foram realizadas 20 entrevistas semi-estruturadas com lideranças comunitárias, sujeitos protagonistas do Turismo Comunitário e empresários locais com vistas a efetivar o levantamento histórico dos festivais nos últimos doze anos; entendendo sua concepção e modificações destas edições; considerando como esse turismo tem se envolvido e sido beneficiado com tais eventos; tendo em vista sugerir proposições para melhoria da organização do festival com foco em uma maior inclusão e visibilidade para o Turismo Comunitário. Nesse contexto, o estudo caracteriza-se como uma pesquisa exploratória. Os resultados apontam que o festival contribui para o fortalecimento da economia gerada pela pesca sustentável da lagosta, garante a preservação e difusão dos costumes e da culinária típica dos povos do mar, além de ter contribuído para a movimentação dos equipamentos turísticos, principalmente ligados ao Turismo Comunitário.

Palavras-chave: Festival, festival gastronômico, Turismo Comunitário.

Biografia do Autor

Anna Erika Ferreira Lima, Professora Dra. do IFCE

Professora Dra. - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE) e integrante do Grupo de Pesquisa em Segurança Alimentar e Nutricional (GPSAN - UECE)

Julio César Ferreira Lima, Professor Dr. do IFCE - Campus Fortaleza

Doutor em Ciências da Educação pela Universidad de la Integración de las Américas. Professor de inglês no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Nayendra Silveira Rodrigues, IFCE - Campus Baturité

Formada em Hotelaria, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.

Publicado
2020-12-07
Seção
Artigo: Cidade-Urbano