TERRITÓRIOS DOS SABERES: AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS EM ALMIRANTE TAMANDARÉ, PARANÁ

TERRITORIES OF KNOWLEDGE: EDUCATIONAL POLICIES IN ALMIRANTE TAMANDARÉ, PARANÁ

  • Tatiana Tomal Brondani dos Santos UTFPR-Curitiba
  • Simone Aparecida Polli UTFPR-Curitiba
  • Ricardo Lobato Torres UTFPR-Curitiba

Resumo

Políticas públicas podem se tornar mais efetivas e possibilitar a construção de uma sociedade mais justa se considerarem a dimensão espacial em seus planejamentos. O desenvolvimento integral dos sujeitos, por meio de uma educação integral, compreende o território enquanto espaço privilegiado de aprendizagens. Nesse contexto, o objetivo principal deste artigo é apresentar a organização das políticas educacionais numa perspectiva territorial no município de Almirante Tamandaré, Paraná. A pesquisa foi construída em uma perspectiva interdisciplinar, pela articulação de concepções advindas da educação e dos estudos territoriais, por meio das categorias território, espaço, apropriação social e pertencimento. Os dados, de caráter qualitativo, foram coletados por meio de um estudo de caso realizado através de uma pesquisa participante. Observou-se que a organização dos Territórios dos Saberes nesse município levou em consideração a organização dos diferentes poderes existentes, aspectos geográficos, culturais, migratórios, históricos, econômicos e de mobilidade urbana. Como resultados já se percebe, apesar do curto espaço de tempo, uma maior integração do processo educacional no município com maior envolvimento da sociedade civil e maior integração dos distintos saberes locais ao processo de aprendizagem do educando. Essa dinâmica visa gerar, a longo prazo, uma relação de identidade e de pertencimento local ao cidadão tamandareense.

Biografia do Autor

Tatiana Tomal Brondani dos Santos, UTFPR-Curitiba

Mestranda do Programa de Pós-Graduação de Planejamento e Governança Pública da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR - Campus Curitiba)

Simone Aparecida Polli, UTFPR-Curitiba

Professora Adjunta do Curso de Arquitetura e Urbanismo e do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Governança Pública da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR - Campus Curitiba)

Ricardo Lobato Torres, UTFPR-Curitiba

Professor do Departamento Acadêmico de Gestão e Economia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR, Campus Curitiba)

Publicado
2020-11-21
Seção
Artigo: Análise Regional