TERRITORIALIDAD Y AGRICULTURA AGROECOLÓGICA EN AMÉRICA LATINA: ANÁLISIS SISTEMATIZADO

TERRITORIALIDADE E AGRICULTURA AGROECOLÓGICA NA AMÉRICA LATINA: ANÁLISE SISTEMÁTICA

  • Maira Alejandra Amaris Buelvas Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo (USP)
  • Júlio César Suzuki USP

Resumo

A agroecologia é um tipo de agricultura alternativa que ganhou maior visibilidade em campos discursivos, teóricos e práticos a partir dos efeitos causados pela Revolução Verde. Ela abrange ações que geram equilíbrio no ambiente e dispensam o uso de agrotóxicos, uma vez que a resposta a qualquer problema dentro da unidade agroecossistémica pode ser encontrada na própria natureza. A compreensão do alcance da sua territorialidade nas paisagens rurais da América Latina se faz necessária dada a sua importância, impacto e articulação opostas ao capitalismo. Para este objetivo, uma revisão bibliográfica sistematizada foi implementada como metodologia com textos indexados no repositório digital LA Referencia. A literatura foi selecionada com base nas relações de poder de Sack (2011) e Raffestin (1993) e em quatro palavras-chave que definem territorialidade em Saquet (2011): relações sociais, apropriação do espaço, práticas espaço-temporais e intencionalidades. Como resultado, foram extraídos 56 textos base para discussão, cujo conteúdo permitiu concluir que a territorialidade da agroecologia na América Latina é exercida por atores sociais como o Estado, organizações, movimentos sociais, populações tradicionais, em espaços fixos e em rede, através de práticas, técnicas e conhecimentos tradicionais, produto das mesmas intencionalidades estabelecidas pelos mesmos atores sociais em questão. Palavras-chave: RBS. Relações Sociais. Apropriação do Espaço. Práticas Espaço-Temporais. Intencionalidades.

Biografia do Autor

Maira Alejandra Amaris Buelvas, Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo (USP)

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo (USP)

Júlio César Suzuki, USP

Professor do Programa de Pós-graduação em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo (USP)

Publicado
2020-11-14
Seção
Espaço Agrário