SOBRE PENSAR E SER GEÓGRAFA: VIDA E HISTÓRIA QUE SE CONFUNDEM COM A PRÁTICA TRANSFORMADORA DA REALIDADE – UMA HOMENAGEM A ALEXANDRINA LUZ CONCEIÇÃO

ON THINKING AND BEING A GEOGRAPHER: LIFE AND HISTORY THAT ARE CONFUSED WITH THE REALITY-TRANSFORMING PRACTICE – A TRIBUTE TO ALEXANDRINA LUZ CONCEIÇÃO

Autores

  • Ana Rocha dos Santos Professora Dra. da Universidade Federal de Sergipe (UFS)

DOI:

https://doi.org/10.33360/10.33360/RGN.2318-2695.2020.i2.p.280-291

Resumo

Este texto homenageia a professora Alexandrina Luz Conceição. Entre tantas maneiras de prestigiá-la, optou-se por considerar seu rigor ao método, sua história relacionada à vivência como leitora voraz e seu compromisso radical com a educação na condição de professora. Procurou-se enfatizar a importância que a leitura teve para a sua formação, reafirmando-se que o conhecimento é destoante do aligeiramento e da leitura rasteira de obras e autores. A grandeza de Alexandrina foi construída ao longo de sua vida, desde a mais tenra infância. A diversidade de obras lidas também vai constituir seu modo de pensar, explicar a realidade e fazer escolhas que estejam do lado da emancipação humana. Palavras-chave: Conhecimento. Método. Professora. Geografia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Rocha dos Santos, Professora Dra. da Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Professora do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGEO) da Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Downloads

Publicado

2020-12-08

Edição

Seção

Memória