CADEIA PRODUTIVA E COMERCIALIZAÇÃO AGRÍCOLA NO BRASIL

  • Diana Mendonça de Carvalho Universidade Federal de Sergipe
  • José Eloízio da Costa Universidade Federal de Sergipe

Resumo

A comercialização agrícola se apresenta como atividade complexa dentre aquelas que envolvem o “sistema da agricultura”, uma vez que opera no momento em que a produção assume a condição de mercadoria, na ponta da cadeia. Essa condição envolve a integração de mercados, compreendendo diversos segmentos que se apropriam da produção e passam a impor metas de quantidade e de qualidade, formando cadeias, redes ou arranjos produtivos. O presente trabalho buscou apresentar uma análise teórica e histórico-espacial sobre a cadeia produtiva e a comercialização de produtos agrícolas no Brasil, com ênfase nas relações espaciais. Essas reflexões partiram de questionamentos sobre as especificidades existentes na cadeia produtiva e na comercialização agrícola. Para a constituição desse estudo foram realizados levantamentos bibliográficos e análise as seguintes categorias: “cadeia produtiva”, “comercialização agrícola” e “políticas agrícolas” no Brasil. Nesse país, a atividade agrícola e sua comercialização é historicamente dinâmica, tendo acarretado o enlace da relação campo-cidade em várias regiões e contribuído para a formação de “arquipélagos urbano-econômicos”. Durante quase quatro séculos o país se voltou inteiramente à produção de gêneros agrícolas para exportação. A partir do século XX, a utilização de capital, tecnologia e informação nas atividades produtivas do campo criou uma nova relação rural-urbana, na qual o Estado participou com investimentos e auxiliou para a associação do capital privado nacional com o internacional na implementação de infraestrutura, incentivos fiscais, programas e pesquisas.

Palavras- Chave: Comercialização Agrícola, cadeia produtiva e Políticas Agrícolas.